Com a intenção de trocar experiências e apresentar melhorias para a continuação do projeto, jovens dos estados de Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, estiveram presentes em Brasília, nos dias 06,07 e 08 de Julho do corrente ano (2011), para a realização do 3º Intercâmbio Nacional do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas, o intercâmbio e o Programa são promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, (Sescoop – OCB), com o intuito de ingressar o Jovem no sistema cooperativista, propiciando a propagação da doutrina cooperativista e a atuação Protagonista dos Jovens no âmbito de seus municípios e dentro das cooperativas.
No encontro pode-se notar a participação efetiva dos que ali estiveram em suas comunidades, podemos destacar o Jovem Edmilson dos Santos, residente do município de Nazaré das Farinhas, o mesmo conseguiu trazer para sua vila energia elétrica e a criação de uma estrada vicinal. Um exemplo de força, de garra. Hoje, o mesmo além de cooperado, faz parte do conselho fiscal do SICOOB de Nazaré, a convite feito pela própria administração.
No decorrer da programação, pudemos perceber uma gama enorme de informações ali expostas, que propunham a inserção do Jovem no cenário cooperativista. As palestras traziam em evidência, a importância do Jovem para o futuro (falando-se de uma forma global), a transformação dos mesmos em verdadeiros Líderes, capazes de suscitar novos líderes da comunidade em que estão inseridos, perpetuando assim, a formação de lideranças com princípios cooperativistas. Nas oficinas nos agraciaram com a oportunidade de dar sugestões de melhorias para o projeto, visando a importância que este tem, e na perspectiva de propiciar às novas turmas do PJLC uma grade curricular, com maior eficiência para a formação dos mesmos, como também dos Mestres e Coordenadores, no sentido que estes estejam se “reciclando”, abrindo horizontes e os tornando mais hábeis, no cotidiano do Programa.
“Por isso, temos que acreditar cada vez mais no cooperativismo, como regime econômico mais solidário. É um segmento que já mostrou sua força social, tem papel relevante. Eu acredito no cooperativismo”. (Dep. Ana Amélia Lemos)
Autor: Cleiton Emídio
Cursista do PJLC
Imagens do Evento Fig. 1 Comissão representativa do PJLC da Bahia. |
Fig. 2- Representante do PJLC de Capela do Alto Alegre se expressando ao público. |